18ª PRIMAVERA DOS MUSEUS – 23 a 29 de setembro de 2024
PROGRAMAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL
SIEM-MS
*23 de setembro, às 17h30*, Abertura oficial da 18ª Primavera dos Museus
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar).
Colóquio “Museus, acessibilidade e inclusão”, com participação da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos e da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Zirleide Silva Barbosa.
*24 de setembro, das 17h às 20h* - Reunião técnica com os Coordenadores de Museus e Casas de Memória de Campo Grande, Fundação de Cultura de MS, Sistema Estadual de Museus e Fundação de Turismo de MS
Tema: Turismo e Museus em MS - Propostas para elaboração de uma rota turística
Local: MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 1º andar).
Neste Encontro, a Fundação de Turismo trará propostas para iniciar um diálogo com os Coordenadores de Museus de Campo Grande a respeito da elaboração de uma rota turística que possa incluir estes equipamentos culturais.
*25 de setembro, às 14h* - Colóquio e Debate
Tema: “Museu inclusivo e acessível em MS: O que já temos e o que pretendemos construir”
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar)
Neste evento pretendemos refletir sobre museus inclusivos que considerem as necessidades e capacidades de todos os visitantes, de forma a garantir que todos possam desfrutar das experiências culturais oferecidas, preocupando-se não somente com as adaptações necessárias para um bom atendimento, como também em treinamento da equipe buscando tornar a experiência mais completa e real para as pessoas com deficiência. Teremos a participação da Coordenadora do Fórum Estadual de Cultura de MS/FESC, Ângela Montealvão, da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência/SEC, Telma Nantes de Matos, da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas/SEC, Zirleide Silva Barbosa e do Coordenador da REM-MS, Dirceu Van Lonkhuijzen.
*27 de setembro, das 15 às 17h* – Participação dos integrantes do Sistema Estadual de Museus no Encontro da REM – Rede de Educadores Museais, onde serão registradas as contribuições de Mato Grosso do Sul para a revisão do PNSM - Plano Nacional Setorial de Museus.
Este encontro será virtual.
*28 de setembro das 8h às 11h30* - Oficina “Acessibilidade em Museus, do Patrimônio ao Acesso”, ministrada por Felipe Sampaio
Local: MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS, localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 1º andar).
Essa Oficina tem como objetivos introduzir os conceitos básicos de acessibilidade em museus, sensibilizar os participantes para a importância da acessibilidade universal e apresentar exemplos práticos de adequações e recursos acessíveis.
- Inscrições gratuitas por formulário Google Forms / Vagas limitadas
------------------------
Museu da Imagem e do Som – MIS – Campo Grande
Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, centro – Campo Grande – MS – (67) 3316-9178
*16 a 30 de setembro* - Exposição “Artistas com Deficiência que Fazem e Fluem Arte” – no MIS – Museu da Imagem e do Som - horário de funcionamento do MIS
*26 de setembro* - Participação no Workshop: Acessibilidade e Inclusão em Espaços Culturais de MS - Caminhos Possíveis - no MIS
Ministrante: Ivone Ângela dos Santos – das 9h às 11h
------------------------
Museu de Arte Contemporânea de MS - MARCO – Campo Grande
Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas (67) 3326-7449
Fechado para reforma – As ações serão realizadas de modo virtual.
*23 de setembro*, das 09h30 às 18h - Ação Educativa “Você sabia?”, a partir de postagem no Instagram do museu sobre as últimas tendências e curiosidades em tecnologias assistivas para pessoas com deficiência em museus de arte.
*24 de setembro*, das 09h30 -10h - Ação Educativa – Live - Palestra pela Bio do Instagram do museu com o Professor Doutor José Aparecido da Costa (UFMS) sobre tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual e o atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência visual: entre o braille e as tecnologias computacionais.
*25 de setembro*, das 09h30 às 18h - , Ação Educativa - Retrato Falado - Oficina online realizada pelo Programa Educativo do MARCO para o feed do instagram do museu (post). A atividade, retrato falado, consiste que os participantes façam um desenho no módulo retrato sem olhar para o papel seguindo apenas audiodescrição do interlocutor.
*26 de setembro* das 09h30 às 18h - Ação Educativa - Dia da Saudade - Post no instagram do museu para relembrar a exposição, Mulheres Artistas no Acervo do MARCO, que aconteceu no dia 11 de março de 2020 marcada pelo pioneirismo e inovação com o uso de tecnologias assistivas em audiodescrição para pessoas com deficiência visual em que foram recebidos o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC). Os participantes participaram do processo de planejamento da mostra e avaliaram os recursos, entre eles o QR-Code Audiodescrito presente na mostra.
*27 de setembro* das 09h30 às 18h - Ação Educativa - QR CODE AUDIODESCRITO - Ação educativa online em que o museu disponibilizará um QR Code Audiodescrito das obras: Totem de Três Cabeças da artista Conceição dos Bugres no feed do instagram do museu para os internautas conhecerem esta tecnologia assistiva em audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
-----------------------------
Casa da Memória Raída – Bonito
Rua 29 de maio, 917, centro – Bonito – MS – (67) 99636-1103
*24 a 27 de setembro* – das 16h às 17h Exibição de Filme - Sessão de documentário, com classificação indicativa - Livre (L) - Gratuito
"Entre Rios e Histórias": Você mesmo mudou bastante, Lembra? Um documentário poético sobre a memória e o tempo, dos antigos moradores de Bonito. (Documentário, 26 minutos)
---------------------------
Museu do Poder Judiciário de MS – Campo Grande
Av. Mato Grosso - Bloco 13 - Parque dos Poderes – Campo Grande – MS - (67) 33141385 / 33141372
*23 a 27 de setembro* – das 13h às 18h - Exposição - Participe da 18ª Primavera dos Museus no Museu do Poder Judiciário do TJMS! Em sintonia com o tema "Museus, acessibilidade e inclusão", oferecemos uma atividade especial que explora o rico acervo histórico do Judiciário sul-mato-grossense. Durante o evento, os participantes poderão conhecer documentos e objetos que contam a história da Justiça local. A visita inclui recursos adaptados para garantir acessibilidade a todos, promovendo uma experiência inclusiva e educativa. Venha valorizar nossa história e patrimônio cultural! – Gratuito
---------------------
Museu de Arte Urbana de Campo Grande – MuAU – Campo Grande
Rua dos Ferroviários, 118, Esplanada Ferroviária (próximo à Praça da Locomotiva) – Campo Grande – MS – (67) 99844-6469
*21 de setembro* – das 18h às 22h – Inauguração do Ateliê do MuAU – Sarau com exposição e venda de arte, contação de histórias, danças circulares, música, gastronomia regional.
*26 de setembro* – das 19h às 20h30 – Mesa Redonda - Roda de conversa sobre acessibilidade e inclusão com o Professor Doutor, Gilson Rodolfo Martins – Doutor em Arqueologia Brasileira; ex. Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul – IHGMS; Professor Titular aposentado da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e fundador do MuArq – Museu de Arqueologia da UFMS; ex-pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq; ex-presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB – Gratuito.
*1º a 09 de novembro* – Projeto “Memórias DELAS no trecho” - O MuAU irá receber 3 muralistas mexicanos que trabalham em um Projeto de Arte Urbana para o Governo da Cidade do México que em resposta a convocatória nas mídias sociais do museu, manifestaram o interesse em vir ao Brasil para participar do Projeto MEMÓRIAS DO TRECHO. Kenia Rayondi, Diego Gato e David Cardenas, receberão do MuAU uma coletânea de Histórias e Memórias de Mulheres que trabalharam na Ferrovia Noroeste do Brasil e irão convertes essas histórias em murais de arte urbana que serão pintadas no entorno do complexo ferroviário, bairro dos ferroviários e Cabreúva.
---------------------------
Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – MuArq – Campo Grande
Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 1º andar, Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, centro – Campo Grande – MS – (67) 3321-5751
*23 de setembro a 04 de outubro* – das 14h às 17h - Exposição - Mato Grosso do Sul na Pré-História: Megafauna no Quaternário da Serra de Bodoquena- 2ª Edição - Exposição de quadros com pinturas de animais da Megafauna de Mato Grosso do Sul, com o artista Samuel Vilasbôas – Gratuito.
*23 de setembro a 04 de outubro* – das 14h às 17h - Exposição - “Cores da Ancestralidade” - Da artista plástica Eliane Cristina de Sá, tatuadora, artista plástica e graduada em Geografia Licenciatura pela UFMS (CPAq), encontrou na arte educação uma ferramenta de conexão com saberes lúdicos e líricos que as cores e formas tem a oferecer. A exposição ficará aberta ao público do dia 23 de setembro ao dia 04 de outubro. Local: Sala Verde UFMS (MuArq). Classificação livre. Gratuito
*26 de setembro* – das 19h às 21h30 - Uma noite no MuArq - Visita Mediada para proporcionar uma experiência cultural, científica e educativa para os participantes, especialmente para aquelas que não conseguem visitar o museu durante a semana. O evento é parte da Primavera de Museus, com foco em oferecer uma programação especial para crianças e adultos conhecerem mais sobre a arqueologia de Mato Grosso do Sul e a importância da sustentabilidade. Inscrições limitadas: 25 vagas Idade: 8 a 13 anos (acompanhados dos pais ou responsáveis). Necessário inscrever-se pelo telefone 3321-5751. Gratuito.
*28 de setembro das 8h às 11h30* - Oficina “Acessibilidade em Museus, do Patrimônio ao Acesso”, ministrada por Felipe Sampaio - Essa Oficina tem como objetivos introduzir os conceitos básicos de acessibilidade em museus, sensibilizar os participantes para a importância da acessibilidade universal e apresentar exemplos práticos de adequações e recursos acessíveis. Vagas limitadas
-------------------------
Museu das Culturas Dom Bosco – MCDB – Campo Grande
Av. Afonso Pena, 7000, Parque das Nações Indígenas - (67) 3312-3903
*24 a 28 de setembro* – das 08h às 17h – Visitação gratuita - Museu de portas abertas - Em virtude da 18º Primavera dos Museus a entrada será gratuita para todos os públicos.
*24 a 28 de setembro* – das 08h às 11h – Visita mediada no Programa educativo cultural (PROVIS) - Grupos de instituições de ensino, previamente agendados pelo e-mail museudombosco@ucdb.br podem participar do PROVIS - Programa de visitas mediadas do MCDB
*22 a 30 de setembro* – das 09h às 17h - Exposição realizada no Pátio Central Shopping (Rua Marechal Rondon, 1380, centro – Campo Grande) - A parceria entre Universidade Católica Dom Bosco UCDB, Museu das Culturas Dom Bosco e Pátio Central Shopping apresenta a exposição “Pátio: lugar de encontros no tempo”. A exposição oferece acessibilidade com informações gráficas, visuais, como também, áudio descrição, braile e libras, dos objetos em exposição, seguindo uma linha temporal que apresenta uma amostra do diversificado acervo do museu, contando uma história de maneira acessível, trazendo cultura, memória e lazer para o público do centro da cidade.
------------------------------
Museu Interativo Nelson Silva Soares – Costa Rica – Campo Grande
Rua Ambrosina Paes Coelho, 2760, Bairro Ramez Tebet, Costa Rica – MS (67) 99929-5341
*24 de setembro* – das 13h às 19h - Apresentação Teatro de Fantoches (Grupo Florestinha) - Divisão do Museu em alas de cores diferentes – atividade especial para portadores de Transtorno do Espectro Autista.
*25 de setembro* – das 13h às 19h - Chá com Leitura – Visitação mediada com apresentação oral do Museu – atividade especial para Deficientes visuais. Chá e leitura.
*26 de setembro* – das 13h às 19h - Cine Pipoca – Filme do Cinema Mudo - Visitação mediada com apresentação do Museu com auxílio de intérprete de libras - atividade especial para Deficientes auditivos.
*27 de setembro* – das 13h às 19h – Mesa Redonda com a Intérprete de libras Maria Lucia e o Professor Marcos Geandro - Mediador Prof. André Silva.
-------------------------------
Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade – ATRIVM / UFMS – Campo Grande
Faculdade de Ciências Humanas, Cidade Universitária, Sl1, FACH 2, Av. Costa e Silva – Universidade Federal de MS – Pioneiros – Campo Grande – MS – (67) 3345-7924 / 3345-7924
*23 a 24 de setembro* – das 16h às 18h - Minicurso: Técnicas deposicionais post-mortem e antropologia das técnicas funerárias - *NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS - Após a cessação das funções vitais o corpo permanecerá em um local, seja ele regular ou irregular, conforme as circunstâncias do óbito. Culturalmente, a destinação do corpo pode receber diversos tratamentos, locais e ritos associados que refletem diretamente na conservação, alteração ou mesmo destruição dos remanescentes, sendo que tais técnicas têm estreita correlação com os modos de vida material e imaterial dos grupos humanos. Os processos tafonômicos que podem ser observados conforme as práticas de deposição do corpo, são de total importância para a museologia, a arqueologia e a antropologia.
*25 a 26 de setembro* – das 16h às 18h - Minicurso: A cerâmica grega e o ctonismo - *NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS
O minicurso se propõe a apresentar algumas possibilidades metodológicas de interpretação da cerâmica grega produzida entre os séculos VI e V AEC. Para isso, foram elencados diversos artefatos que reproduziram imagens de divindades ctônicas (as que os gregos consideravam telúricas, afastadas dos ideais políades, obscuras ou misteriosas). Pretende-se que, por meio destes artefatos, seja possível aos partícipes do minicurso apreenderem uma noção que como caracterizar as efígies presentes, notando a cerâmica grega como documento histórico próprio, que deve ser analisada conforme uma metodologia específica.
*25 a 26 de setembro* – das 13h30 às 15h30 – Exposição de cédulas, moedas e réplicas do acervo de numismática do Laboratório ATRIVM / UFMS - A exposição contará o percurso das moedas, desde o escambo até os dias atuais. Gratuito – Classificação livre – Será realizada no seguinte endereço: R. UFMS - Vila Olinda, Campo Grande - MS, FACH 2 - Sala do ATRIVM / UFMS
----------------------------
Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande – Campo Grande
R. UFMS, 826 - 1250 – Bloco 16, Campus Universitário – UFMS - Campo Grande – MS - (67) 3345- 7487
*27 de setembro* – das 19h às 21h - Ação Educativa - Aprendendo a identificar astros e constelações no céu noturno - Dicas e orientações de como identificar alguns objetos no céu noturno, usando o aplicativo Stelarium e um telescópio – Classificação livre - Gratuito
---------------------------
Rede de Educadores em Museus – REM- MS – Campo Grande
Av. Afonso Pena, 7000, Parque das Nações Indígenas – Museu das culturas dom Bosco - (67) 3312-3903
*27 de setembro* – das 15h às 17h - Mesa Redonda - Contribuições da REM MS para a revisão da PNSM e PNEM - A REM-MS, em parceria com o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB/UCDB) e o Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (SIEM MS) , convida a todas as pessoas educadoras museais, profissionais de museus e demais interessadas a participarem de atividade autogestionada, com o objetivo de discutir a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e sua presença no Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) que estão em processos participativos de revisão.
------------------------
Museu José Antônio Pereira – MJAP – Campo Grande
Av. Guaicurus, S/Nº, Bairro Jardim Monte Alegre, Campo Grande – MS – (67) 4042-1313
*24 a 27 de setembro* – das 09h às 17h - Visita Mediada - Os visitantes que comparecerem ao Museu José Antônio Pereira, serão acompanhados por um mediador cultural que apresentará o Museu e contará um pouco da história do Patrimônio. G
-----------------------
Museu de História da Medicina de MS “Dr. Fauzi Adri” – Campo Grande
Rua da Liberdade, 512, Vila Santa Dorotheia – Campo Grande – (67) 3025-5036
*23 de setembro* – das 09h às 11h - Ação Educativa – “Museu Para Que? – O Museu Como Ferramenta de Inclusão” – A atividade acontecerá no auditório da CEDEG/APAE - Avenida Joana D ‘Arc, 1450, Bairro Santa Branca – Campo Grande - Roda de Conversa entre APAE Campo Grande, CEDEG/APAE (Centro de Educação Especial Girassol), Academia de Medicina MS, Museu de História da Medicina MS, envolvendo médicos, educadores, colaboradores e pais de alunos da Instituição APAE MS e CEDEG/APAE (Centro de Educação Especial Girassol). A CEDEG/APAE (Centro de Educação Especial Girassol), possui capacidade de atendimento para 400 alunos com deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências (deficiência múltipla) e autismo. O atendimento da escola é gratuito e começa a partir do nascimento.