O Arquivo Público Estadual garante a preservação da memória e da história de Mato Grosso do Sul. Por meio da gestão de documentos produzidos e acumulados pela administração, fundações e autarquias do poder executivo estadual, também assegura o cuidado e a preservação de fontes para a pesquisa histórica e o assessoramento aos órgãos do executivo estadual e aos municípios do Estado. Sob sua guarda permanente estão documentos de valor histórico produzidos pela administração pública e outros captados ao longo do tempo por conta de sua importância histórica.
No acervo, destacam-se o acervo da Colônia Agrícola Nacional de Dourados e da Companhia Matte Larangeira, compostos por documentos textuais, fotos e recortes de jornais. A biblioteca do Arquivo Público é especializada em arquivologia e história regional. A origem do Arquivo remonta a Diretoria-Geral do Arquivo Público, criada pelo Decreto nº 4.053 de 2 de abril de 1987. É em 1989, com a promulgação da Constituição Estadual, em seu artigo 45, que foi instituído o atual Arquivo Público Estadual. Desde 2007 o gerenciamento do Arquivo Público Estadual fica sob a responsabilidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural.
Nova temporada da exposição de fotografias que remetem à festividade tradicional e centenária realizada anualmente na comunidade quilombola de Santa Terez...